top of page

Review Eminence Cannabis Rex (parte 1) - Cozinhando Ions #13

  • Guilherme Farias
  • 9 de nov. de 2018
  • 5 min de leitura

Salve meus queridos!

Hoje meu povo, a cozinha coloca mais um auto falante TOP na sua listinha de compras!

Mais um garoto sensacional para acompanhar o seu Ions (modelo Ohm versâo Y) por ai.

Partiu fazer uma avaliação técnica com a adição de exemplos sonoros do curioso auto-falante Cannabis Rex da Eminence.

Antes de começar a nossa análise, eu tenho que agradecer a Mult Comercial por conceder esse falante para que nós, aqui da Ions, pudessemos fazer testes e construir demos com esse falante para mostrar pra vocês o potencial desse menino no seu setup.

Link para acesso ao auto-falante no site da Mult Comercial:

https://loja.multcomercial.com.br/falante-eminence-cannabis-rex-patriot-guitar-series-12-polegadas-8-ohms-1.html

Sabendo agora onde comprar, senta ai que vem um pouquinho de história.

A Eminence é uma empresa norte americana que fabrica tanto auto-falantes para instrumentos musicais, assim como para áudio profissional, populando desde amplificadores de guitarra até caixas ativas.

Em relação ao mercado, muitas vezes compara-se os falantes da Celestion com seus mais próximos projetos da Eminence.

Com um custo final muitas vezes bem mais acessível que os clássicos auto-falantes da Celestion, a Eminence conquistou um público considerável com seus seus produtos sempre muito construídos e seguindo padrões de qualidade ímpar.

Tudo deles é fabricado em Kentucky. Não tem essa de um falante ser produzido na Inglaterra e outro na China (como acontece hoje com a Celestion).

Hoje em dia, muitos amplificadores da Fender já saem de fábrica com falantes desenhados pela Eminence (como casados para os respectivos projetos).

Na realzinha, esses auto-falantes "Fender by Eminence" costumam ser bem mais ou menos viu xD, tanto que uma modificação clássica é tirar os auto-falantes originais e trocar por meninos das séries clássicas da Eminence.

O forte da Eminence vem nas suas duas séries de timbres clássicos:

A linha Blue ou mais conhecida como Patriot - Timbres norte americanos.

A linha Red ou mais conhecida como Red Coat - Timbres britânicos.

Uma característica marcante em todos os auto-falantes da Eminence é a sua pressão sonora!

Mano, pensa nuns falantes parrudos! Independente da linha Red ou Blue, todos os auto-falantes deles falam muito!

A palavra chave para descrever o Cannabis Rex é: Low-fi! Esse garoto traz contigo um timbre macio e super equilibrado que vem gostoso como abraço de mãe!

Para começar os trabalhos de avaliação, nessa primeira parte do cozinhando ions, vamos comparar as descrições que qualquer pessoa pode acessar pelo site da Eminence com as nossas impressões em estúdio.

Para conferir o site da Eminence com a descrição técnica do Cannabis Rex:

http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Cannabis_Rex

Começando pela resposta em frequência

A descrição desse auto-falante no site da Eminence não poderia ser mais precisa!

" The Eminence Cannabis Rex guitar speaker lets your laid-back style come through. Clean and full, with lots of body and sparkle. Smokey smooth with high-end definition. Country, Jazz or Classical guitarists take notice" .

Ou seja, é um auto-falante de boas com a vida, sem exageros, com uma simplicidade no processamento das frequências que garantem ao músico transparência de timbre.

E vocês vão entender mais disso quando separarmos a descrição nos pacotes de frequência.

Guardem esses termos:

- Laid-Back style: Isso pro nosso português do dia a dia, é o clássico "de boa", "simples", "menos é mais". Ou seja, esse falante não trabalha com exageros ou puxadas específicas de frequências, ele é na dele.

- Clean and Full: Trata-se de um falante com um clean gordinho e presente, cheio de headroom (ele fala muito alto antes de começar a drivar).

- Smokey smooth: Suave como uma fumaça. Se tem uma descrição visual para esse garoto, essa é certamente a melhor!

Os Graves: Cheio de corpo e com boa sustentação nas notas mais pesadas, os graves desse falante são quentes e granulados na medida certa! Parece que você está ouvindo um vinil. Como eu adoro o jeito que esse cara processa graves.

Mas lembre-se, esse não é um falante para coisas pesadas, então não é aquele grave que treme a casa, e sim aquele grave macio e cheio de charme, até meio preguiçoso as vezes

Conclusão: Graves encorpados e macios, perfeito para notas calculadas e cheias de feeling, nota 9,5 de 10.

Os Médios: Equilibrados, sem exageros. Por ser bem transparente, dependendo do seu setup ele pode até confundir suas respostas com os ênfases que estão sendo aplicados na mix, mas não se deixe enganar. O menino é na dele, sem temperos especiais, é a famosa salada com sal e só

Conclusão: Médio equilibrados e com boa pressão, nota 8,5 de 10.

Os Agudos: O site apresenta a expressão "full of sparkle" que significaria algo próximo do nosso cheio de brilho, ou de presença (agudos e super agudos).

Aqui nós não concordamos com as specs do site. O Cannabis Rex é um projeto contido e bem controlado, ele arredonda tudo, tudo fica confortável.

Esqueça aquelas estaladas brilhantes de uma guita magrela, esse auto-falante quer som redondo.

Conclusão: Agudos contidos e controlados, nota 8 de 10

Respeita o timbre do instrumento!

Equilíbrio e transparências são as duas palavras que definem esse projeto de auto-falante. Respeitoso com o timbre do seu instrumento e com bom range de headroom disponível, esse é uma escolha certeira para o seu Ions!

Dentro do estúdio, usamos o amplificador Ions modelo Ohm na versão Y, alimentando um auto-falante Cannabis Rex de 8ohms em diferentes configurações de setup para sentir se o falante segurava o tranco, além de ouvir como ele se comportava com estilos variados.

Na primeira track caímos num setup clássico e incomum nos dias de hoje... Guitarra no amp (o famoso plug and play), sem pedais, sem frescura, só o timbrão de um Les Paul num puta ampli valvulado:

O som? Se liga só:

https://www.youtube.com/watch?v=t97F8I_WaqU

Com essa config clássica, tinhamos todo o range dinâmico do conjunto guitarra+ampli junto com a transparência do auto-falante.

Reparem que tudo sai macio e controlado, sem exageros, até mesmo as notas mais agudas entram redondinhas.

Cada nota é ouvida com bastante clareza!

E com pedais? E em situações de pressão (bastante drive)?

O Cannabis Rex bem adaptável para muitas situações musicais. Apesar de seguir a linha da tranquilidade, a sua própria construção, o permite aguentar e transmitir sons mais pesados com clareza.

Não acreditou? Se liga só:

https://www.youtube.com/watch?v=4h6WkYUQNaU

Conclusão final: Auto-falante recomendadíssimo para amplificadores com proposta clean (principalmente), com um tempero especial para o processamento de frequências graves.

O Cannabis Rex hoje é a nossa primeira recomendação para alimentar o seu Ions Ohm na versão Y. Ponto final.

Indicação da casa, ligue seu Ions numa 2x12 (vert ou horizontal) com dois Cannabis Rex e se divirta com o poder desse conjunto super bem casado.

Na próxima visita a cozinha mais roqueira da vizinhança, vamos analisar tecnicamente questões como nível de pressão sonora por frequência, além de questões de acabamento físico do falante que serão úteis para que vocês possam além de adquirir o auto-falante, poder entender como analisando algumas curvas prever os resultados do auto-falante no seu setup.

Quem sou eu: Guilherme Farias, engenheiro elétrico, audiófilo e desenvolvedor de projetos na Ions Amplifiers e Mr Cut Custom Handmades.

Comentários


Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
logo_ions_amplifiers.png

© 2018 por Urgência Comunicação - IONS Amplifiers

bottom of page