O mercado das válvulas - Cozinhando Ions #6
- Guilherme Farias
- 10 de set. de 2018
- 3 min de leitura

Salve povo! Segundou no blog mais gostoso que raspinha de panela!
Hoje, vamos conversar sobre coisas que normalmente não se falam sobre as graciosas válvulas que tanto amamos, e pode mudar o seu jeito de comprar válvulas, ou até o famoso ato de julgar amplificadores por conta de marca x ou y utilizada no mesmo...
Hoje o formato do blog muda para o formato FAQ com uma série de perguntas desenhadas para abrir a sua mente.
1. Válvulas da mesma marca podem soar diferente?
Sim. Definitivamente.
E isso pode ser explicado pelo simples motivo de que um mesmo modelo de válvula pode vir de lotes diferentes e de fábricas diferentes do mundo.
Por exemplo: Existem lotes da 12AX7 (fabricados pela Mullard provenientes da Rússia e da Eslováquia). E esses dois lotes de válvula tem características bem singulares entre si, mesmo sendo o mesmo modelo e marca de válvula.
2. Uma 12AX7 da Tung Sol não é a mesma coisa que uma 12AX7 da JJ?
O modelo pode até ser o mesmo, mas cada marca costuma impor algumas características especiais (até mesmo para gerar a procura de resultados específicos).
3. Comprei um lote de válvulas (de mesmo modelo) e do mesmo lugar. Elas vão soar igual?
Entra ai uma questão de sorte.
Por conta do seguinte fator: Geralmente válvulas de varejo não recebem nenhum acompanhamento de controle de qualidade (além da do próprio fabricante), então é bem possível que você tenha válvulas com triodinhos casados perfeitamente, e algumas desbalanceadas...
Não é em todo lugar que triodos balanceados farão diferença... mas se você pode ter um controle de qualidade maior, porquê não né?
4. JJ é muito melhor que sovtek...
Se eu te falar que a mesma empresa que faz uma, faz a outra, e faz tantas outras também...
E pior, fabricam todas essas marcas na mesma fábrica, e só etiquetam diferente para poder manter uma "hype" de marca.
Ou seja, se fechar os olhos o som pode ficar igual (eu disse pode viu).
Chato né?
5. Groovie Tubes
Para quem já se aventurou em pesquisar válvulas mais caras, provavelmente bateu de frente com alguma válvula etiquetada pela Groovie Tubes.
A Groovie Tubes não fabrica válvula. Ela apenas separa uma porrada de válvulas de várias fábricas, seleciona-as por características específicas e coloca a sua marca.
Note que eu não falei nada sobre qualidade aqui. Eu estou falando sobre seleção.
Eu mesmo nunca peguei uma válvula da Groovie que não me agradasse, mas principalmente pelo fato de que os caras tem um processo sensacional de seleção e transmitem as características de cada válvula de uma maneira bem didática, como o ponto de break da válvula para você dimensionar a dinâmica de headroom do amplificador.
É sensacional o trabalho deles.
6. Como saber se a válvula é boa?
Primeiro passo: Esqueça a marca dela.
Segundo passo: Se possível teste-a, veja se a vida útil dela veio num bom valor, e faça testes de balanceamento e casamento.
Sendo um desenvolvedor ou um cliente, exija esses dados do seu fornecedor. Transparência e profissionalismo nunca é demais.
Terceiro passo: Ouça. Infelizmente mesmo com testes de fabricação ainda temos que casar as características de resposta dinâmica com a proposta do seu equipamento, e isso, só com o ouvido mesmo.
7. Válvulas “NOS” valem a pena?
Primeiro, a definição: NOS significa New Old Stock, ou seja, válvulas fabricadas antigamente e que ainda não foram utilizadas, assim sendo, as mesmas carregam de alguma forma as “origens e timbres” que antigos e clássicos projetos trazem contigo.
De forma bruta, é o jeito mais orgânico de se aproximar de bons projetos reissues.
Na prática, funcionam na mesma linha lotérica da compra de uma válvula hoje em dia, com o diferencial de que para comprar uma válvula NOS, provavelmente você vai poder comprar um bucado de válvulas novas...
Se você tiver como adquirir uma, seu equipamento ganha o peso da história, mas não necessariamente recupera o timbre de anos atrás.
Conclusões:
Com música as escolhas devem funcionar mais pelo ouvido do que pelos olhos.
Os preços de diferentes marcas de válvulas podem se justificar ou não dependendo do que você procura para o seu equipamento.
Ficou na dúvida de qual válvula escolher? Quer fazer um upgrade ou uma substituição? Conversa com a gente. As vezes um bate papo rápido pode te economizar um dinheirinho.

Quem sou eu: Guilherme Farias, engenheiro elétrico, audiófilo e desenvolvedor de projetos na Ions Amplifiers

































Comentários